Olá confrades!
Chegou, mais uma publicação dos nossos encontros.
No post anterior, foram publicadas algumas informações sobre aquela que é considerada a Rainha das Uvas Brancas. Estamos falando é claro da Chardonnay, motivo principal do nosso encontro deste dia 29 de março de 2012. Desta vez, estivemos em apenas 9, pois tivemos em cima da hora 3 baixas. Estavam presentes: Rodrigo, Flávio, Darley, Will, Stenio, Humberto, Ivanir, Luciano e Jacy.
A cozinha, mais uma vez ficou por conta do Chef Arnaldo "toro" e sua esposa Júlia, que preparam nesta noite de harmonização, o Risoto de uva itália.
Acompanhe a receita do Risoto, que está adaptada para 2 pessoas
Confira os Ingredientes:
· 200 g de arroz arbóreo
· 80 g de manteiga
· 80 g de cebola cortada em brunoise (em forma de cubos de 4 a 5 mm de lado)
· 70 ml de vinho branco seco
· 1 litro de caldo de legumes
· 60 g de queijo brie
· 150 g uva itália partida ao meio, sem sementes
· 15 g de salsinha
· Sumo de meio limão siciliano
· Raspas de limão siciliano (somente a parte amarela)
· Sal e pimenta-do-reino (moída na hora) a gosto
Como preparar o riso de uva itália:
· Numa panela derreta 50 g de manteiga, acrescente a cebola e deixe começar a dourar.
· Junte o arroz arbóreo e mexa até que os grãos fiquem transparentes.
· Coloque o vinho branco e cozinhe por 1 minuto.
· Acrescente o caldo de legumes aos poucos, com uma concha, sem parar de mexer.
· Quando o arroz estiver quase cozido, junte o queijo brie e as uvas.
· Coloque as raspas de limão siciliano e mexa delicadamente o risoto para incorporar todos os ingredientes.
· Tempere com salsinha, sal e pimenta-do-reino.
· Desligue o fogo e coloque o restante da manteiga gelada para dar brilho e cremosidade .
Antes do risoto, ainda como entrada tivemos pão fatiado temperado com azeite de oliva e com duas opções de patê. Acompanharam nossa harmonização, uma robusta salada de alface, tomates cereja, rúcula e pequenas rodelas de paezinhos torados.
Num mês em que as temperaturas estiveram bem elevadas quase que nossa decisão é alterada em cima da hora. Os dias que antecederam o encontro foram quentes e pediam mais uma vez vinhos brancos.
Mesmo com a maioria dos nossos confrades gostando mesmo é de tinto, mantivemos a escolha dos brancos para aumentar nosso leque de experimentos com as uvas brancas, porém optamos em fazer com a Varietal Chardonnay e especificamente da safra de 2007.
1) Antuco Reserva Chardonnay
Um vinho que não atrapalha ninguém mas também não uma "brastemp". Bem clarinho, em tom de amarelo suave, apresentava notas de banana e pessêgo. Fácil de beber e não comprometeu nossa degustação.
O la Playa, na opinião deste blogueiro, estava harmonizando perfeitamente com nossa gastronomia. Apresentava cor amarelo intenso e os seus aromas remetiam à mamão, mel e damasco. Apresentava um final agradável e persistente.
3) Partida Limitada da Bodegas Lariviere Yturbe
Um vinho muito premiado que apresente aromas intensos da baunilha, bem presente. Foi o vinho que mais agradou ao grupo, prova disso é que em outras ocasiões ele foi considerado também um dos melhores.
Estava olhando as garrafas e conferi que passaram por 6 meses em barricas de carvalho americano.Além dos que degustamos, tinhamos outras opções que felizmente vão ficar para uma segunda etapa e dentre os quais os que aparecem na imagem abaixo.
Nos confraternizamos, conversando sobre aromas, diferenças, qualidade, mas uma coisa não faltou... Promessas. Imaginem vocês,já estão se programando para a Copa do Mundo aqui no Brasil, claro que já vai chegar... mas muita calma nesta hora.
Algumas registradas: " Se o Brasil for campeão a Nostra Adega patrocinará uma garrafa do vinho Pera Manca", é um vinho DOC Alentejo, produzido com as uvas Trincadeira e Arragonês.
Em contra-partida, neste caso os demais membros da confraria entrariam com as demais garrafas.
Vou torcer ainda mais para o Brasil
Outra... aposta entre o Rodrigo e o Humberto" Se o Brasil for Campeão eu Pago (Rodrigo) uma garrafa do Angélica Zapata" . O Angelica é da Argentina, produzido com a Uva Cabernet Sauvignon.
Apesar dos desfalques que tivemos no encontro, provamos do companheirismo dos colegas.
Definimos também o próximo encontro em concenso para a casa do Humberto.
Grande abraço e até a próxima....