sábado, 2 de abril de 2011

Encontro 31/03/2011

Olá Amigos....
Mais um encontro para celebrar as amizades e a troca de idéias e informações sobre os vinhos degustados.
Estiveram presentes uma quantia exuberante de pessoas: 19. (Aloisio, Ariosto, Baron, Darley,Elton Gubert, Helton, Flávio, Gomes, Ivanir, Jacy, José Biezza, Marcelo Biancamano e Marcelo Panchiniak, Stênio, Vânio, Prof. Roberto, João Batista, Paulo Lenz e Marcos Quilante.

Nosso orgulho foi poder contar com a presença do Helton Bertol, que hoje não está residindo em Floripa, pois mantém seu posto de trabalho fora da Grande Florianópolis. Estou certo de que ele se orgulha da confraria, mesmo que com membros diferentes do grupo inicial, mas se mantém ativa até então. Valeu Bertol pela presença.

Algumas caras novas esiveram presentes, outras nem tanto.
Neste encontro estiveram presentes pela primeira vez o Marcelo Biancamano e seu Sócio Paulo Lenz, não por falta de convite mas pela agenda complicada que os dois possuem. Estou confiante que estamos caminhando para a formação de um grupo cada vez mais forte, o qual gostaria até de chamar de Clube do Vinho.

Para quem conheçe o local onde estão sendo realizados os nossos encontros, tem a certeza de que até podem existir lugares melhores, mas a vista é realmente vislumbrante.


Chegamos até a tomar um vinho de 1998, ( Lesparre) um francês que ninguém apostava nenhuma ficha. Mas foi só uma garrafa e para os que chegaram mais cedo. Ao final o Rodrigo Baron ainda trouxe uma pegadinha. Apresentou da mesma forma como constumamos degustar os nossos vinhos, envolto em papel laminado uma garrafa de Tannat. Realmente o Tannat tem seu momento, mas neste dia não era o dele. Era um Tannat 2007 que na europa é reconhecido.

Degustamos 3 vinhos:
Apresentou cor rubi bem escura com dominância do aroma de chocolate. Curiosidades sobre este vinho:
85% das uvas foram produzidas no Valle de Colchagua e o restante no Valle do Maule. Este corte proporciona presença de frutas vermelhas com taninos suaves enquanto que as produzidas no Maule agregam acidez e corpo a este vinho. Este nobre exemplar é produzido com 100% da cepa Cabernet Sauvignon sendo que 80% deste vinho passou 9 meses em barrica de carvalho Francês.


Rubi muito intenso com matizes purpúreas. No nariz é uma bomba de frutas vermelhas, notas de baunilha, coco e alcaçuz. Grande concentração, com taninos cremosos e longo e perfumado final. 

Este é um blend com 85% Malbec, 8% Tannat, 5% Cabernet Sauvignon e 2% de Shiraz. Podemos perceber neste belo exemplar da estância colomé, sua cor escura e intensa. Possui aromas complexos e persistentes como disse o professor Roberto e estes aromas são de cerejas, amoras. Quando degustado mostrou-se fino, concentrado com final redondo e taninos  elegantes.

Que venha o próximo encontro, que já tem até data: 28/04/2011
Não se esqueçam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário