terça-feira, 31 de maio de 2011

Encontro 26/05/2011

Desta vez, com o convite do aniversariante, aproveitamos a data e a realização do nosso encontro para  comemorar o Aniversário do Ivanir.

Inicialmente faríamos degustação somente de vinhos brancos, pois o prato sinalizava para isto.
Após conversa com o proprietário da Santa Adega, loja que nos atendeu com os vinhos degustados, fomos um pouco mais atrevidos e juntamos 3 opções além da espumante (Terra Nova) que o Ivanir ofereceu. Branco, Rosé e Tinto. A idéia central era de poder degustar os 3 juntamente com a gastronomia proposta, Camarões e Paella de frutos do mar. No entanto, pelo adiantado da hora quando a refeição ficou no ponto, acabamos degustando, espumante, branco e rosé antes da Refeição.

Ficam os créditos para Darley que elaborou a Paella de frutos do mar, ao Roma que cedeu a residência e também atendeu os convivas com um prato à base de Camarões, ao Ivanir pela colaboração na organização, ao Gomes e ao Rodrigo pelos vinhos, às esposas de alguns dos confrades que se fizeram presentes, aos demais convidados e ao tempo que colaborou inclusive com uma vista fantástica, nada comparada ao da nossa Sede, lá nos altos do Morro do Celta....
Permitam-me desta vez não nominar os presentes, para evitar de cometer o esquecimento de alguém.
Os três rótulos dos vinhos degustados


Nossos objetivos estavam voltados para a degustação dos 3 vinhos da noite.

Branco - Santa Carolina Reserva de Familia, elaborado com a uva chardonnay. Uma boa demonstração de um branco com passagem no carvalho e pronto pra beber.
Vinho chileno da safra 2007 com 13% GL.
Este vinho surpreende a primeira vista por sua intensa e brilhante cor amarela. Aroma intenso de frutas tropicais e cocos.
Tem boa acidez e estrutra firme como pêras e damasco maduro.
É elegante e complexo, bem balanceado e com acabamento completo.
O Baron ainda trouxe um outro muito similar, creio que até superior ao santa carolina. Lamentamos o fato de quando iniciamos com este vinho a paella ainda não estava pronta. Ao meu modo de ver este vinho teria uma aceitação superior.
Rosé - Chateau des Aveylans - produzido na região do Vallée du Rhône - França.
Rose cereja brilhante, aromas de frutas brancas e vermelhas, toques frescos como menta.
Corpo redondo e complexo.
A Safra destas garrafas é o ano de 2006. Muito se fala, que para acompanhar os frutos do mar, deveríamos esperimentar os brancos de corpo médio, como os produzidos com as uvas Sauvignon Blanc, Sémillon, Chablis dentre outras, no entanto aposto que o rosé tem uma presença incrível.
Claro que se observarmos nossa culinária podemos também apontar que como gostamos de ousar na questão temperos, podemos também apostar nos brancos encorpados como os Chardonnay e o Viognier.

Este é um bom exemplar para ousar.




Para finalizar a degustação deste encontro com uma surpresa, foram degustados em garrafas tamanho magnum 1,5 lt o Don Román.
Safra 2008
Não estava à altura dos dois anteriores.
Claro que esta conclusão melhor seria dada se pudessemos ter degustado os 3 sendo degustados com a Paella de frutos do Mar, mas o risco e por minha conta.
Como era um vinho tinho mais leve, da Uva tempranillo e também como o grupo tem uma aceitação maior aos tintos, deu a impressão de que o tinto era o preferido, mas em termos de harmonização, este vinho ficou devendo.


O branco na taça esboça sutileza
O Rosé tem seu charme
Mas o tinto ainda é a bola da vez. 


Aniversariante comemorando com a camisa do Chapecoense, nas mãos do Aloisio.
Sentimos falta do José que por motivos particulares, desta feita não pode comparecer.
Mas como ele mesmo me fez lembrar, o importante é a formação de um grupo capaz de mesmo com ausência do cozinheiro principal dar conta do recado. O Darley deu conta sim, José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário