terça-feira, 31 de julho de 2012

Encontro 25/07/2012

Iniciamos com uma degustação de azeites, diferente porém especial para este encontro.
Especial por que a convite do Will, que gentilmente nos acolheu em seu estabelecimento comercial, fazendo com que nos sentissimos em casa, nos encontramos mais uma vez para fazer o que realmente gostamos. Harmonizar.
Diferente por termos desafiado o Demetrius da Nostra Adega para nos preparar um Ossobuco.
Era noite de Figueirense x Internacional e o internacional levou a melhor, vencendo o jogo por 2 dois a Zero.

Ingredientes de sobra para harmonizações.
Para acompanhar o maravilhoso ossobuco, spaghetti, arroz e salada, os amigos não perderam tempo e mandaram bem na escolha dos vinhos. Um melhor que o outro.. hehehe.

Produtor: Tomero ( Carlos Pulenta)
Safra: 2009 Variedade: Cabernet Sauvignon
Uma Descrição do produto: Cor vermelho rubi. Aroma apresentando frutas vermelhas, considerado complexo. Em boca, possui uma doce entrada com taninos estruturados, final persistente. O vinho é 80% envelhecido em tanques de aço inoxidável e 20% em barricas de carvalho francês durante 8 meses. Após este período é engarrafado e envelhecido por 6 meses antes de ser lançado no mercado.

Vistalba - O mesmo produtor do Tomero. Safra 2009 - Corte C.
Composição do corte:  Malbec, Cabernet Sauvignon e Bonarda
Produzido em Lujam de Cuyo, mas especificamente em Mendonza - Argentina, e vocês sabem que lá os invernos são realmente frios e os verões quentes, com isso temos temperaturas quentes durante o dia mas com a chegada da noite ficam temperaturas mais frescas. Há informações de que as variações de temperaturas do dia para a noite chegam a 60° F, o que acaba valorizando ainda mais a cor e o tanino. Cerca de 20% deste vinho é envelhecido por 12 meses em barricas de carvalho francês e mais 6 meses em garrafa, antes de serem comercializados. Apresentava notas de frutas vermelhas e frutas secas e toques de eucalipto.
Erasmo -  Chileno da safra de 2007 - A sétima edição deste vinho.
Composição do corte:: 60% Cabernet Sauvignon, 10% Cabernet Franc e 30% Merlot
Fermentado em tanques de aço inoxidável, passa uns 6 meses em barricas de carvalho francês e mais 18 meses em madeira, preservando a tipicidade do vinho, ainda passando mais 12 meses engarrafados para estabilização antes de ser comercializado. Não foi considerado o melhor, tanto pela complexidade de aromas e pelos taninos ainda muito presentes. Caberia para este vinho, certamente decantá-lo por pelo menos uma hora.




 
Saboreiem do amor tudo o que um homem sóbrio saboreia do vinho, mas não se embebedem. " Louis Charles Alfred de Musset"

 
Pra esclarecer:
Especiarias, palavra citada em um dos vinhos acima:
- Canela; - Pimenta do reino; - Gengibre; - Cravo; - Açafrão; - Anis estrelado; - Alcaravia; - Baunilha; - Cardamomo; - Endro; - Funcho; - Piripiri; - Tamarindo;  - Zimbro; - Noz-moscada; - Mostarda; - Macis; - Garam masala; - Cominho; - Coentro; - Curcuma, dentre outras.

O termo especiaria ou espécie, designou diversos produtos de origem vegetal (flor, fruto, semente, casa, caule, rais) , de aroma ou sabor acentuados. Isto deve-se à presença de óleos essenciais. O seu uso distingue-as das ervas aromáticas, das quais são utilizadas principalmente as folhas.
Até nosso próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário