sábado, 6 de novembro de 2010

Argentina - Malbec

Ontem (05/11/2010) nos reunimos no "Ponto Alto Café" para uma boa rodada de conversas e degustação. Presentes: (11) Ademir (pai do Kilian) - Aloisio - Ariosto - Baron - Darley - Ivanir - Jacy - José - Kilian - Marcelo - Xirú

O Ivanir Dutra preparou picanha ao alho no seu famoso disco de arado e o José Biezza a salada e arroz.
Nossos amigos (Darley, Ivanir e Baron) recém vindos de Buenos Aires, fizeram um agrado ao grupo doando uma garrafa de vinho.

Antes de tudo, um agradecimento aos presentes que contribuem com o grupo e trazem novas idéias para manutenção desta "brincadeira". Também aos que estiveram pela primeira vez conosco,  o convite de sempre que possível, participem conosco de nossas degustações e tragam idéias, compartilhem experiências, para novas harmonizações e novos desafios.

Como sabemos, o vinho emblemático da Argentina é o MALBEC.
Desta forma, nossa proposta no encontro foi desgustar MALBECs Argentinos.
Alguns dos nossos, possivelmente tenham tido a percepção do Café, da Baunilha, da Framboeza e da Madeira presentes nos vinhos degustados. Alguns mais outros menos.


Quando desejamos tomar/degusgar um bom vinho, sabemos que o tipo de uva  é só o primeiro segredo de uma boa garrafa, seja Malbec, Chardonnay, Merlot, Cabernet, Torrontés, Carménère, Syrah e tantos outros. Portanto não tenha vergonha de garinpar um rótulo quando for às compras. Seu prazer deve ser levado em conta. Se você gosta de provar novas uvas, novas vínicolas ou cepas, vá em frente. Quanto mais a gente degusta mais nosso paladar avança.

Da simplicidade de um Rosé a um bom Tinto, as variações são muitas. Felizmente com um grupo que pretendemos aumentar a cada novo encontro (se possível) as oportunidades de combinar comida com vinhos tornar-se-á cada vez mais possível e prazerosa. Estas harmonizações dependerão, claro que de nossos esforços em fazer com que a cada encontro os participantes relatem, detalhem sua percepção, pois na maiora das vezes é o mesma, porém com lembranças distintas, enriqueçendo nosso paladar e memória gustativa.
Balbo, AltoSur, Santa Júlia, Chalten, Norton e Blend Special da Del fin del mundo, foram os rótulos apreciados. O percentual de alcool presente variou de 13% à 14,5% e as safras foram 2006, 2007, 2008 e 2009(rosé). Os comentários sobre os vinhos sempre serão bem vindos.
Vamos aprender juntos? Essa é a idéia.
Você poderá saber mais sobre a Argentina,  especialmente sobre as vínícolas neste link:
Bodega Norton - Norton
Finca Sophenia - Alto Sur
Familia Zucardi - Santa Júlia

Não abuse da bebida. Curta com moderação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário